17 de novembro de 2009

Áustria não é Austrália



Embora os nomes se pareçam muito, há muitas diferenças entre estes dois países. Uma das diferenças mais óbvias é que na Áustria não vivem cangurus (e também não tem coalas, jacarés, tubarões, cascaveis e assim por diante …). Mas além dessas diferenças têm muitas mais. Vamos ver alguns contrastes para ter mais clareza.

Começamos com a localização geográfica. Enquanto a Austrália é um continente no hemisfério sul, que também é chamado de hemisfério austral (que coincidência!), a Áustria é um país pequeno no centro de Europa. A Austrália está cercada pelo oceano Pacífico e do oceano Índico. A Áustria nem sequer tem mar! Mas, por outro lado, tem muitos países vizinhos ao redor, como a Itália, a Eslovênia, a Hungria, a Eslováquia, a República Checa, a Alemanha, a França, a Suíça e o Princípado de Lichtenstein.

A população austríaca é muito menor do que população australiana. A Austrália tem 21,4 milhões de habitantes, a Áustria com seus 8,4 milhões nem mesmo a metade. Com 7,7 milhões de metros quadrados a Austrália é “um pouco” maior do que a Áustria, que tem uma superfície de só 84 mil metros quadrados.

Na Áustria se fala alemão – mais precisamente austríaco, que é um sotaque do alemão – e se paga com Euros, enquanto na Austrália a língua oficial é o inglês e a moeda corrente é o dólar australiano.

Austríacos famosos são Sissi, Wolfgang Amadeus Mozart, Sigmund Freud e Arnold Schwarzenegger. Da Austrália se conhece Nicole Kidman, Kylie Minogue e o famoso caçador de crocodilos Steve Irwin.

Considerando estes fatos, uma confusão não é justificável. A Áustria é tão diferente e não tem nada a ver com seu quase-xará Austrália. E para acabar com esta permanente confusão gostaria de mencionar algumas particularidades que fazem da Áustria um país tão excepcional e inconfundível. O que distingue o austríaco doutras nacionalidades são, por um lado, sua alegria, mas, ao mesmo tempo, seus perpétuos lamentos e seu matiz reclamador, assim como uma certa forma de morbidade.


No setor culinário, indissociavelmente associado com a Áustria, podemos citar os “Germknödel” (bolinhos cozidos, feitos duma massa levedada e recheados com geleia de ameixas, servidas com sementes de papoula, açúcar pilé e manteiga derretida), a “Sachertorte” (uma torta de chocolate criada em 1832 por Franz Sacher, cozinheiro auxiliar na cozinha real do príncipe Metternich e aperfeiçoado por seu filho Eduard, que mais tarde fundou o famoso Hotel Sacher em Viena), o “Almdudler” (um refrigerante com ervas alpinas), o “Wiener Schnitzel” (um bife empanado de vitela) e o “Kernöl” (azeite de sementes de abóbora) ...


por Ute Baumgartner
Curso de Português 2